Última atualização: 29.abril.2025
Ano
1 Um 'tema' não equivale obrigatoriamente a uma semana de aula, podendo ser desenvolvido em período de tempo maior ou menor
2 Os temas 7 ao 15 correspondem a temas utilizados em anos anteriores a 2018. Foram aqui listados nas suas propostas originais e NÃO DEVEM ser considerados para os cursos vigentes no ano de 2025.1.
3 Informações sobre os Temas abaixo discriminados serão atualizadas a cada semana, antes ou durante a respectiva semana letiva. Portanto, consulte regularmente esta página.
Como organizar meus estudos em
DIV3?
Sumário dos
Conteúdos por Livro Texto
Professor Marcelo
Felgueiras Napoli
Tema
01:
Introdução ao estudo dos
Cordados: relações de parentesco e os protocordados
Tema
02:
Origem
dos
Chordata/Vertebrata e irradiação dos vertebrados agnatos
Tema 03: Origem dos Gnathostomata
Tema 04: Irradiação dos Placodermi e Chondrichthyes
Tema 05: Evolução dos Teleostomi: Acanthodii & Actinopterygii
Tema
06:
Evolução dos Sarcopterygii e a transição da
água para a terra firme
Tema
07:
Diversidade e biologia dos Lissamphibia
Tema 08: Irradiação precoce dos Amniota
Tema 09: Evolução e diversidade de Testudines / Linhagens evolutivas de Diapsida (Aula Prof. Marcelo Napoli 2015.2)
Tema
10:
Evolução, biologia e diversidade de
Archosauromorpha (exceto Aves)
Tema
11:
Evolução, biologia
e diversidade dos Lepidosauromorpha
Tema
12:
Introdução aos
vertebrados endotérmicos
Tema
13:
Evolução,
biologia e diversidade de Mammalia
Tema
14:
Origem do vôo nos
Vertebrados e origem das Aves
Tema
15:
Biologia e
diversidade de Aves
Tema
16:
Evolução do
comportamento social em vertebrados
A disciplina DIVERSIDADE ZOOLÓGICA III (BIOC13) oferecida pela
Universidade Federal da Bahia
Para conseguirmos alcançar este objetivo geral, os grupos de cordados são apresentados sob hipóteses de reconstrução filogenética, muitas vezes discordantes entre si, onde o discente deve procurar compreender as hipóteses subjacentes através da compreensão das “evidências” e das “vantagens adaptativas” (quando existentes) que subsidiam as propostas discutidas, num processo de construção de idéias, mais do que de simples assimilação “automatizada” do conteúdo.
A disciplina conta com leituras diversas no campo da biologia que almejam contribuir para a formação do arcabouço teórico da disciplina. Além disso, as aulas práticas de laboratório se destinam a fixar parte do conteúdo exposto nas aulas teóricas e, ao mesmo tempo, apontar estruturas morfológicas que seriam por demais entediantes numa aula teórica, assim como serem estas objetos de questionamentos sobre morfologia, embriologia e fisiologia sob a temática da evolução dos animais cordados.
Neste escopo, a disciplina necessita direcionar o estudo destes animais, sempre se preocupando em apontar essências na evolução dos grupos taxonômicos estudados, incluindo suas origens e relacionamentos de parentesco. Todavia, não constitui disciplina de anatomia comparada, ficando certamente aquém deste objetivo, já que objetiva preparar o aluno concretamente para estudos posteriores em morfologia e fisiologia animal comparada.
A disciplina de DIVERSIDADE ZOOLÓGICA III está em processo de constante reformulação, ao menos na parte que me toca, e espero que possamos construir uma disciplina cada vez mais apropriada para o estudante de Zoologia dos Cordados no Curso de Ciências Biológicas.
<< Tema 01: Introdução ao estudo dos Cordados: relações de parentesco e os protocordados
Material
Didático de Apoio:
1. Plano de aula (+roteiro de aula prática)
2.
Leituras Complementares Obrigatórias:
As seguintes leituras devem ser estudadas
desde a primeira semana de aula. Encontram-se disponíveis no
Sistema de Bibliotecas da UFBA.
Consulte a disponibilidade em
Pergamum UFBA
(http://www.pergamum.bib.ufba.br/pergamum/biblioteca/index.php),
mas complemente com uma visita à Biblioteca Central.
ATENÇÃO: DURANTE OS SEMESTRES LETIVOS DE 2021 E 2022 todas as leituras complementares estão suspensas.
(i) Stephen Jay Gould. 1992 (1999). Darwin e os Grandes Enigmas da Vida. Editora: Martins Fontes.
Capítulo 09 - O mal batizado, maltratado e mal copreendido alce irlandês (73-84)
Capítulo 12 - O problema da perfeição, ou como um molusco pode criar um peixe em sua parte traseira (97-104)
Capítulo 21 - Tamanho e forma (167-173)
Capítulo 22 - Medindo a inteligência humana (175-181)
Capítulo 23 - A história do cérebro vertebrado (183-188)
(ii) Stephen Jay Gould. 1989. O Polegar do Panda. Editora: Martins Fontes.
Capítulo 1 - O polegar do panda (9-16)
Capítulo 3 - Problemas redobrados (25-33)
Capítulo 9 - Uma homenagem biológica a Mickey Mouse (83-94)
3. Slides da Aula (somente alunos regularmente matriculados; necessário senha)
Conteúdo teórico trabalhado em sala de aula:
i. Apresentação do professor e da disciplina (website, programa e objetivos, avaliação, estratégias gerais de ensino)
ii. Quem são os Chordata ?
iii. O que é tradicionalmente apontado como exclusivo dos cordados?
iv. Quais características funcionais são marcantes para os protocordados?
v. Há protocordado não-cordado?
vi. Quando e Onde nossa história teve início?
4. Videos
4.1.
(i) Dados sobre o filme: Wikipédia:
Visite o sítio na web.
5. Links recomendados:
5.1.
Alimentação Ascidia
Como abrir o arquivo flash (swf)
em seu PC sem necessitar de um navegador?
Ocorre que o flash player foi descontinuado
pela Adobe em 2021 e não mais abre
nos navegadores. Para abrir arquivos em flash (swf)
basta possuir um software que o faça. Há muitas
opções grátis e/ou de acesso livre que podem ser instaladas por
você, ou mesmo em modo portátil sem instalação, leves e que servirão
não somente para abrir arquivos swf, mas igualmente
funcionarão como editores de imagem e até mesmo de vídeo. Abaixo,
segue sugestão eficiente para fotografias e swf já testadas e
utilizadas por mim. Basta instalar o software e abrir os
arquivos swf.
1. Navegue até
Adobe Flash Player Support Center
2. Baixe o sofware:
Download the Flash Player projector
(não é necessária instalação) ou
Download the Flash Player projector content
debugger (idem). No nesmo website
há opções para Linux, Macintosh,
PlayerGlobal (.swc). A versão de 32 bits funciona
perfeitamente em 64 bits (acesso em 03/03/2021)
3. Execute o sofwtare flashplayer .exe baixado
(e.g., flashplayer_32_sa.exe OU flashplayer_32_sa_debug.exe)
4. Abra o arquivo flash (e.g., SeaSquirt.swf)
<< Tema 02: Origem dos Chordata/Vertebrata e irradiação dos vertebrados agnatos
Material Didático de Apoio:
1. Plano de aula 02 (+roteiro de aula prática)
2. Slides da Aula (somente alunos regularmente matriculados; necessário senha)
Conteúdo teórico trabalhado em sala de aula:
PARTE 1: Origens
PARTE 2: O que é exclusivo de um Vertebrata?
PARTE 3: Quem foram os primeiros Vertebrata?
PARTE 4: Quem são os agnatos viventes?
3. Para o Lar (Recomendações de leituras para reflexão)
1. A origem dos vertebrados se deu no mar ou na água doce? Justifique.
2. Quais as possíveis vantagens em se adquirir um esqueleto ósseo? (explique quatro possíveis vantagens)
3. As aquisições morfológicas de vertebrados
e craniados refletem principalmente adaptações para o quê?
4. Compare as filogenias propostas para vertebrados oferecidas em
Kardong (2006 ou edição mais atualizada), Pough (2008) e Pough
(1999) e destaque suas principais diferenças.
5. Construa uma tabela comparativa entre o anfioxo e a larva
amocete, apontando semelhanças, diferenças, sinapomorfias de
cordados, de craniados e de vertebrados encontradas em seus estudos
teóricos e práticos.
4. Links recomendados:
5. Videos
5.1.
(i) Dados sobre o filme: Wikipédia:
Visite o sítio na web.
<<
Temas 3 e 4:
Origem dos Gnathostomata e irradiação dos Placodermi e Chondrichthyes
Material Didático de Apoio:
1. Plano de aula (+roteiro de aula prática)
2. Slides da Aula (somente alunos regularmente matriculados; necessário senha)
Conteúdo teórico trabalhado em sala de aula:
PARTE 1: Filogenia e caracterização dos Gnathostomata
PARTE 2: Origem das Maxilas
PARTE 3: Origem das nadadeiras pares
PARTE 4: Placodermi – breve introdução
PARTE 5: Irradiação adaptativa dos Chondricththyes
3. Para o Lar (Recomendações de leituras para reflexão)
i. Quais são funções atribuídas a uma boca provida de maxilas?
ii. Teriam as maxilas surgido com as mesmas funções hoje conhecidas?
iii. Qual teria sido a vantagem para a transformação de arcos branquiais em maxilas?
4. Videos
4.3.
(i) Dados sobre o filme: Wikipédia:
Visite o sítio na web.
5.
Links recomendados:
5
Material Didático de Apoio:
1. Plano de aula (+roteiro de aula prática)
2. Slides da Aula (somente alunos regularmente matriculados; necessário senha)
3.
Links interessantes:
Material Didático de Apoio:
1. Plano de aula (Teórica; inclui referências a serem usadas no estudo deste tema: importante; notar que determinadas leituras recomendadas no plano de aula já foram informadas a você nos temas anteriores - ver acima).
2. LEITURA OBRIGATÓRIA
ATENÇÃO: DURANTE OS SEMESTRES LETIVOS COM ENSINO REMOTO IREMOS SUBSTITUIR A LEITURA POR VÍDEOS ASSOCIADOS.
(1) "A história de quando éramos peixes":https://youtu.be/K-BUOgovCro;
(2) "A história de quando éramos répteis":
https://youtu.be/9l1tTeuq2EA;
(3) "A história de quando éramos macacos":
https://youtu.be/skcH12NrlZ8.
Devem ser assistidos e analisados por vocês para a Avaliação P1, na qual serão adicionados assuntos destes vídeos, mais especificamente sobre elementos de Zoologia e Evolução.
A
História de Quando Éramos Peixes
Autor: Shubin, Neil
Ano: 2008

Sinopse: Neil Shubin volta a milhões de anos, muito antes da aparição da primeira criatura na Terra, investigando a origem dos órgãos do corpo humano para contar a história da evolução. Examinando fósseis e DNAs, Shubin nos mostra que nossas mãos realmente se assemelham a barbatanas e que as principais partes do nosso genoma se assemelham e funcionam como os dos vermes e bactérias.
3.2. Slides da Aula (somente alunos regularmente matriculados; necessário senha)
4. Videos
4.1.
(i) Dados sobre o filme: Wikipédia:
Visite o sítio na web.
5.
Links recomendados:
(i)
Tiktaalik — Your Inner Fish, Preview 3;
(ii)
Tiktaalik roseae – a missing link?;
(iii)
The Shoulder Bone’s Connected to the Ear Bone…;
(iv)
Fishapod' reveals origins of head and neck structures of first land
animals;
(v)
A Devonian tetrapod-like fish and the evolution of the tetrapod body
plan.
5.9. The axial skeleton of the Devonian tetrapod Ichthyostega. Matéria da Nature de boa qualidade incluindo figura excelente comparando os esqueletos de Ichthyostega e Acanthostega. Vale conferir as diferenças discutidas em aula sobre o uso de certos ossos e seus conjuntos na transição para a terra firma.
5.10. Palaeontology: A firm step from water to land. Artigo da Nature usado em aula para figurar as transformações do Tiktaalik. Quase que obrigatório. Vale a pena.
ADICIONAL:
Apostila Napoli (1995: Anfíbios. Há partes desatualizadas):
Baixe
aqui (somente para alunos regularmente matriculados no curso)
Material Didático de Apoio:
1. Plano de aula (+roteiro de aula prática)
2.
Leitura
(Napoli, 1995 = Leitura 1 Aula 05, ver acima)
3. Slides da Aula (somente alunos regularmente matriculados; necessário senha)
4.
Links recomendados:
Material Didático de Apoio:
1. Plano de aula (= aula 6)
2.
Leitura
1
(Climbing life’s tree: NATURE | VOL 412 | 2 AUGUST 2001 |
www.nature.com )
3. Slides da Aula (somente alunos regularmente matriculados; necessário senha)
4. Videos
4.1.
(i) Dados sobre o filme: Wikipédia:
Visite o sítio na web.
5.
Links recomendados e/ou interessantes:
5.1.
5.2.
5.3. Crown Group (e terminologias relativas). Página da Wikipedia bastante esclarecedora sobre definições importantes sobre terminologia aplicada pela Sistemática Filogenética. Recomendado.
5.4.
Material Didático de Apoio:
1.
Plano de aula (+roteiro de aula
prática)
Não há leitura complementar
3.Slides (não serão disponibilizados pelo professor)
4.
Links recomendados:
4.2. Odontochelys. Matéria em Blog (BIOS3000) que trata sumariamente do descobrimento do fóssil mais antigo de tartaruga conhecido.
4.4. How the turtle got its shell? Matéria da Nature incluindo Odontochelys [Publicada online em 26 Novembro de 2008 | Nature | doi:10.1038/news.2008.1260].
Material Didático de Apoio:
1.
Plano de aula (+roteiro de aula
prática)
2.Slides (não serão disponibilizados pelo professor)
verifique!
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RESULTADOS
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CALENDÁRIO
NOTÍCIAS
Abril 29, 2025

Atualização e adendos à aula de segunda-feira,
28/04/2025:
A discente Maria Eduarda contribiu com informação atualizada
sobre a alteração da dimensão máxima de
Dunkleosteus após estudo publicado por Engelman
(2023) -
Leia mais aqui... Muito obrigado Maria, mas gostava
mais dos 9 metros de comprimento...
Coracoide: Alguns de vocês externaram não
saber da existência deste elemento esquelético dentre os
tetrápodes. Nos mamífeors placentários e marsupiais este
elemento é reduzido e aparece com o nome processo coracóideo
junto à escápula. Porém, em outros tertrápodes, e mesmo nos
mamíferos monotrematodos, este elemento ósseo é mais
desenvolvido e tem participação importante na cintura
peitoral. Recomendo leitura complementar em Kardong (2016):
"Cintura peitoral, pág. 337 em diante.
Abril 25, 2025

AVISO IMPORTANTE: PROVA P1 - DATA ALTERADA
Devido ao feriado de 01 de maio, e no melhor espírito
acadêmico, a avaliação P1 será realizada excepcionalmente de
10 a 11 de maio de 2025, online, conforme acordado com as
turmas 10100 e 10200.
Março 31, 2025
AVISO IMPORTANTE: Cronograma alterado para ajustar feriado de Tiradentes, v01.
Março 31, 2025
AVISO IMPORTANTE: BOAS-VINDAS a todas e a todos os discentes de BIOC13, semestre 2025.1!
Será mais um semestre repleto de novos desafios e experiências para cada um de nós. Porém, acreditamos que com paciência, assiduidade e zê-lo com nossas atividades poderemos colher frutos muito positivos.
Sejam todas e todos muito bem-vindas e bem-vindos!
Março 31, 2025
Leitura - IMPORTANTE: Iremos substituir a leitura do livro "A história de quando éramos peixes" por três vídeos que compõem o livro. Estes vídeos estão disponíveis gratuitamente no YouTube (acesso em 11/03/2024), nos seguintes atalhos (endereços):
(1) "A história de quando éramos peixes":https://youtu.be/K-BUOgovCro;
(2) "A história de quando éramos répteis":
https://youtu.be/9l1tTeuq2EA;
(3) "A história de quando éramos macacos":
https://youtu.be/skcH12NrlZ8.
Devem ser assistidos e analisados por vocês para a Avaliação P2, na qual serão adicionados assuntos destes vídeos, mais especificamente sobre elementos de Zoologia e Evolução.
Março 31, 2025
IMPORTANTE: Todo o corpo discente de
BIOC13 deve estar cadastrado na comunidade RNP da respectiva
disciplina.
Solicite adesão neste endereço:
https://conferenciaweb.rnp.br/.
Caso não seja Federado na RNP (discentes da UFBA já devem sê-lo): (1) faça login com seu e-mail de preferência
(Minha conta
não é federada), Facebook ou Google;
(2) busque pela comunidade BIOC13 OU tente acessá-la
AQUI. (3) Solicite adesão fornecendo seu nome completo e número de
matrícula UFBA.
Março 31, 2025
AVISO 1: O método de avaliação de DIV3 se encontra disponível para consulta neste website. Ver em "avaliação".
AVISO 2: Organize seus estudos em DIV3: (i) Sumário dos Conteúdos por Livro Texto (Pough & Kardong) - P1 e P2. Leia mais... (ii) Como organizar meus estudos em DIV3?
AVISO 3: LEITURA OBRIGATÓRIA - Shubin, Neil. 2008. A história de quando eramos peixes. Ed. Campus, 191 pp.
Ver detalhes em 'Aulas', 'Tema 05'. A leitura objetiva (1) integrar diversos conhecimentos que compõem o estudo da Zoologia de maneira unificada; (2) atentar para características morfológicas, fisiológicas e genéticas importantes na transição dos vertebrados de ambientes aquáticos para ambientes terrestres. VER ACIMA SUBSTITUIÇÃO TEMPORÁRIA DA LEITURA POR VÍDEOS ASSOCIADOS.
ANO 2025 - Aviso Geral
AVISO 1: Aulas de minha autoria (Marcelo Felgueiras Napoli) disponibilizadas neste website NÃO devem ser consideradas como matéria lecionada por outros/as docentes da disciplina.