AGRADECIMENTOS
& CRÉDITOS
Muitos são os colaboradores desta disciplina, direta ou indiretamente. A todos agradeço pela colaboração voluntária que recebo continuamente. Todavia, gostaria de enfatizar a participação que recebi mais recentemente para o aprimoramento teórico e prático da mesma.
1. Thiago Serravalle de Sá. Thiago desenvolveu parte de sua Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências/UFBA) junto à Disciplina de ZOO IV (2010). Não somente acompanhou todas as aulas por mim ministradas durante dois semestres letivos, como também sugeriu leituras, estratégias didáticas e criou o jogo didático aplicado na Disciplina. Vale destacar que, ainda como aluno de Graduação do Curso de Ciências Biológicas da UFBA, Thiago trabalhou alguns semestres como monitor voluntário e muito contribuiu na condução do curso. Thiago, muito obrigado pela amizade e profissionalismo.
2. Wellington Bittencourt. Wellington, junto com Thiago Serravalle (ver acima), desenvolveu sua Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento/UFBA) junto à Disciplina ZOO IV (2010). Wellington deu sua contribuição através de sugestões metodológicas e conceituais, além de ser co-autor do jogo didático aplicado no Tema 05 de ZOO IV. Wellington, muito obrigado por sua participação.
3. Lucas Menezes Silva. Lucas me auxiliou bastante na orientação de trabalhos práticos desenvolvidos por alunos de ZOO IV em temas que versaram sobre anfíbios (2010). Certamente a boa condução destes trabalhos se deveu a sua aplicação em acompanhar os discentes. Lucas, muito obrigado pela sua cooperação voluntária e sempre espontânea.
4. Danilo. Danilo possui conhecimento em técnicas de taxidermia que são muito importantes em ZOO IV (2010). Acompanhou e orientou diretamente diversos alunos na preparação de esqueletos de vertebrados em temas extra-classe desenvolvidos pelos mesmos. Danilo, muito obrigado pela cooperação. Sem ela, certamente não teríamos parte importante do aprendizado alcançado pelos alunos.
5. Allana Martins da Encarnação Magalhães. Allana, enquanto discente do Curso de Grauação em Ciêncis Biológicas da UFBA, semestre 2017.2, se ofereceu como monitora voluntária da Disciplina Diversidade Zoológica III, módulo ANAMNIOTA lecionado por mim (Marcelo F. Napoli), para as turmas do período diurno. Allana, muito obrigado pelo auxílio em minhas aulas e pela dedicação em ajudar os alunos em períodos extra-classe.
6. Karen Carr. Karen é uma das ilustradoras mais talentosas da atualidade e que ilustra a vida selvagem, inlcluindo os ambientes ocupados por animais e plantas, tanto correntes quanto cenários e animais fósseis. Seus trabalhos preenchem diversos setores de algumas das mais importantes instituições internacionais voltadas à História Natural, como Smithsonian Institution, Audubon Society, Random House e HarperCollins. Suas ilustrações tem sido usadas em meus slides e neste website, pelo que sou muito grato a ela e sua excelente equipe por terem autorizado o uso das mesmas conforme aqui o faço. Muito obrigado!
Não deixe de visitar o belíssimo website da artista: http://www.karencarr.com/
7. Créditos de Imagens e similares.
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CALENDÁRIO
NOTÍCIAS
Abril 29, 2025

Atualização e adendos à aula de segunda-feira,
28/04/2025:
A discente Maria Eduarda contribiu com informação atualizada
sobre a alteração da dimensão máxima de
Dunkleosteus após estudo publicado por Engelman
(2023) -
Leia mais aqui... Muito obrigado Maria, mas gostava
mais dos 9 metros de comprimento...
Coracoide: Alguns de vocês externaram não
saber da existência deste elemento esquelético dentre os
tetrápodes. Nos mamífeors placentários e marsupiais este
elemento é reduzido e aparece com o nome processo coracóideo
junto à escápula. Porém, em outros tertrápodes, e mesmo nos
mamíferos monotrematodos, este elemento ósseo é mais
desenvolvido e tem participação importante na cintura
peitoral. Recomendo leitura complementar em Kardong (2016):
"Cintura peitoral, pág. 337 em diante.
Abril 25, 2025

AVISO IMPORTANTE: PROVA P1 - DATA ALTERADA
Devido ao feriado de 01 de maio, e no melhor espírito
acadêmico, a avaliação P1 será realizada excepcionalmente de
10 a 11 de maio de 2025, online, conforme acordado com as
turmas 10100 e 10200.
Março 31, 2025
AVISO IMPORTANTE: Cronograma alterado para ajustar feriado de Tiradentes, v01.
Março 31, 2025
AVISO IMPORTANTE: BOAS-VINDAS a todas e a todos os discentes de BIOC13, semestre 2025.1!
Será mais um semestre repleto de novos desafios e experiências para cada um de nós. Porém, acreditamos que com paciência, assiduidade e zê-lo com nossas atividades poderemos colher frutos muito positivos.
Sejam todas e todos muito bem-vindas e bem-vindos!
Março 31, 2025
Leitura - IMPORTANTE: Iremos substituir a leitura do livro "A história de quando éramos peixes" por três vídeos que compõem o livro. Estes vídeos estão disponíveis gratuitamente no YouTube (acesso em 11/03/2024), nos seguintes atalhos (endereços):
(1) "A história de quando éramos peixes":https://youtu.be/K-BUOgovCro;
(2) "A história de quando éramos répteis":
https://youtu.be/9l1tTeuq2EA;
(3) "A história de quando éramos macacos":
https://youtu.be/skcH12NrlZ8.
Devem ser assistidos e analisados por vocês para a Avaliação P2, na qual serão adicionados assuntos destes vídeos, mais especificamente sobre elementos de Zoologia e Evolução.
Março 31, 2025
IMPORTANTE: Todo o corpo discente de
BIOC13 deve estar cadastrado na comunidade RNP da respectiva
disciplina.
Solicite adesão neste endereço:
https://conferenciaweb.rnp.br/.
Caso não seja Federado na RNP (discentes da UFBA já devem sê-lo): (1) faça login com seu e-mail de preferência
(Minha conta
não é federada), Facebook ou Google;
(2) busque pela comunidade BIOC13 OU tente acessá-la
AQUI. (3) Solicite adesão fornecendo seu nome completo e número de
matrícula UFBA.
Março 31, 2025
AVISO 1: O método de avaliação de DIV3 se encontra disponível para consulta neste website. Ver em "avaliação".
AVISO 2: Organize seus estudos em DIV3: (i) Sumário dos Conteúdos por Livro Texto (Pough & Kardong) - P1 e P2. Leia mais... (ii) Como organizar meus estudos em DIV3?
AVISO 3: LEITURA OBRIGATÓRIA - Shubin, Neil. 2008. A história de quando eramos peixes. Ed. Campus, 191 pp.
Ver detalhes em 'Aulas', 'Tema 05'. A leitura objetiva (1) integrar diversos conhecimentos que compõem o estudo da Zoologia de maneira unificada; (2) atentar para características morfológicas, fisiológicas e genéticas importantes na transição dos vertebrados de ambientes aquáticos para ambientes terrestres. VER ACIMA SUBSTITUIÇÃO TEMPORÁRIA DA LEITURA POR VÍDEOS ASSOCIADOS.
ANO 2025 - Aviso Geral
AVISO 1: Aulas de minha autoria (Marcelo Felgueiras Napoli) disponibilizadas neste website NÃO devem ser consideradas como matéria lecionada por outros/as docentes da disciplina.