Projetos Extraclasse 2023-2
Atualizado em 22/08/2023
O desenvolvimento de projetos extraclasse
pelos(as) discentes de BIOC13 tem por objetivos: (a) estimular o(a)
discente a buscar conhecimentos complementares aos temas
desenvolvidos na disciplina BIOC13; (b) estimular o desenvolvimento
de trabalhos práticos não-demonstrativos; (c) facilitar a fixação do
conteúdo abordado; (d) provocar reflexão crítica sobre temas
diversos relacionados aos deuterostomados; (e) estimular a
criatividade do(a) discente; (f) criar ambiente propício à extensão
universitária; (g) auxiliar no desenvolvimento do espírito crítico
relacionado à pesquisa científica; (h) avaliar o(a) discente a
partir de atividades avaliativas diversificadas.
Os projetos terão peso igual às
provas P1 e P2 e valerão 10,0 (dez) pontos, distribuídos da
seguinte maneira:
8,0 pontos: avaliação do projeto em si pelo corpo docente (ver critérios a serem avaliados. Baixe aqui a Planilha de critérios de avaliação...
1,0 ponto:
autoavaliação (o/a discente deve avaliar sua participação junto à
equipe ao longo do desenvolvimento do projeto)
1,0 ponto: avaliação
por pares (os/as demais integrantes da equipe deverão avaliar a
participação do/a discente no desenvolvimento do projeto,
considerando as atividades e funções que foram designadas a este/a)
As notas serão primariamente individuais,
mas considerando-se igualmente o desempenho do grupo.
Diretrizes
1. Os projetos deverão ser desenvolvidos em
grupo.
2. Os grupos deverão ser de 3 a 5 integrantes.
3. Cada grupo deverá selecionar um(a) representante, que será
responsável por toda comunicação do grupo com o(a) docente,
incluindo a entrega de material, envio de dúvidas etc.
4. Toda comunicação grupo/docente será feita através de e-mail.
Atenção: Só serão considerados válidos, os e-mails para os quais
houver confirmação de recebimento por parte docente. Caso esta
confirmação não ocorra, o grupo deverá escrever novamente.
5. A profa. Priscila Camelier será a representante docente para
assuntos referentes aos projetos e todo o contato desta natureza
deverá ser feito com ela através do e-mail pricamelier@gmail.com.
6. Casos que configurem exceção ao item 5 serão avisados e acordados
por e-mail.
7. Para cada tema específico, haverá um(a) docente tutor(a), que
deverá acompanhar o andamento dos projetos, especialmente no caso de
dúvidas específicas/técnicas.
8. O projeto será desenvolvido em etapas, que deverão ser entregues
seguindo as diretrizes e cronograma apresentados.
9. Para cada etapa, haverá devolutiva à equipe por parte do corpo
docente.
10. O produto do projeto deverá ser apresentado em forma de
seminário, com duração máxima de 20 minutos.
11. Cada equipe deverá gravar o seminário e enviar o arquivo para o
e-mail da Profa. Priscila. Se não for possível anexar o vídeo ao
e-mail, sugere-se o envio de links de plataformas (e.g., onedrive,
google drive, Dropbox) ou do Wetransfer – um serviço gratuito de
transferência de arquivos de até 2GB. Link: https://wetransfer.com/
12. Todos os arquivos serão disponibilizados em um link para que
cada discente possa baixar e assistir as apresentações de todas as
equipes.
13. Cada docente também assistirá às apresentações de forma
assíncrona e emitirá sua nota. A nota final do trabalho será a média
das notas individuais.
14. Todos os produtos dos projetos deverão permanecer como
patrimônio da universidade para fins didáticos e expositivos.
15. Caso a equipe queira que o produto do seu trabalho seja
divulgado na rede social do Museu de História Natural da Bahia
deverá contactar a profa. Priscila para maiores informações.
Atenção: esta etapa é opcional e não interferirá na avaliação da
equipe.
Temas
Os temas poderão ser propostos pelas
equipes após análise do(a) docente responsável. Todavia, com o
intuito de facilitar, seguem abaixo algumas sugestões de temas
interessantes e importantes a serem abordados.
1. Evolução da protrusão das maxilas em
Actinopterygii
2. Esqueleto de Teleostei
3. Evolução do cinetismo craniano em serpentes
4. Modelos didáticos inclusivos aplicados ao ensino na Zoologia de
Cordados
5. Desenvolvimento embrionário em anuros: do ovo à metamorfose
6. A defesa em anfíbios anuros (adultos e girinos): morfologia,
comportamento e ação química
7. Aprendizado do canto nas aves
8. Desenvolvimento embrionário em Deuterostomia: o que o
ouriço-do-mar e o ouriço-cacheiro têm em comum?
9. Evolução da ventilação pulmonar em Testudines
10. Padrões biogeográficos dos anfíbios na América do Sul, com
ênfase no Brasil
11. O declínio populacional dos anfíbios
12. Zoologia dos Cordados no Ensino Médio
13. Evolução do casco em Testudines e grupos relacionados
14. Regionalização da coluna vertebral em mamíferos
15. Modos de reprodução em anfíbios anuros
16. Evolução do voo em Amniota
17. De volta pra casa: convergências e adaptações para o retorno ao
ambiente aquático em Amniota
Referências gerais e específicas:
apoio aos projetos:
***, literatura disponível online e de livre
acesso aos estudantes.
IMPORTANTE: Outras referências poderão ser
disponibilizadas aos/às discentes diretamente pelos docentes
tutores.
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***Duellman, W.E. 1970. The hylid frogs of Middle America. University of Kansas. Museum of Natural History. Monograph no. 1. University of Kansas, Lawrence. Disponível em: https://doi.org/10.5962/bhl.title.2835. Acesso em 26 fev. 2021.
-
***Klaczko, J.; Ferreira, A. C. M.; Falcão, A. L.; Dillenburg, G.; Oliveira, I. F.; Wanderley, P. S.; Queiroz, P. P. S.; Coelho, W.; Slobodian, V.; Sebben, A. Atlas Fotográfico de Anatomia Comparada de Vertebrados. Volume IV - Sistemas Esquelético e Muscular. 2019. Universidade de Brasília, Brasília. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35461. Acesso em 26 fev. 2021.
-
***Lima, A.P.; Magnusson, W.E.; Menin, M.; Erdtmann, L.K.; Rpdrigues, D.J.; Keller, C.; Hödl, W. 2008. Guia de Sapos da Reserva Adolpho Ducke: Amazônia Central. Attema Design Editorial Ltda, Manaus. 2ed. 177 p. Disponível em: https://ppbio.inpa.gov.br/guias. Acesso em 26 fev. 2021.
-
***Rodríguez, L. O. & Duellman, W. E. 1994. Guide to the frogs of the Iquitos region, Amazonian Peru. Special publication (University of Kansas. Natural History Museum), n. 22. Asociación de Ecología y Conservación, Lima. Disponível em https://doi.org/10.5962/bhl.title.7937. Acesso em 26 fev. 2021.
-
***Sebben, A.; Ferreira, A. C. M.; Amorim, A. K.; Dillenburg, G.; da Silva, H. R.; Oliveira, I. S.; Campos, L. A.; Nascimento, L. B.; Wanderley, P. S.; Slobodian, V.; Coelho, W. & Klaczko, J. 2019. Atlas Fotográfico de Anatomia Comparada de Vertebrados. Volume II - Sistema Digestório. Universidade de Brasília, Brasília. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35459. Acesso em 26 fev. 2021.
-
***Sebben, A.; Ferreira, A. C. M.; Dillenburg, G.; Silva, H. R.; Oliveira, I. F.; Nascimento, L. B.; Wanderley, P. S.; Feitas, R. H. A.; Slobodian, V.; Coelho, W.; Klaczko, J. 2019. Atlas de Anatomia Comparada de Vertebrados. Volume III - Sistema Urogenital. Universidade de Brasília, Brasília. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35460. Acesso em 26 fev. 2021.
-
Wells, K. D. 2007. The Ecology and Behavior of Amphibians. University of Chicago Press, Chicago.
-
***Napoli, M.F. 1995. Classe Amphibia. In: Introdução ao estudo dos cordados. Parte I: protocordados, peixes e anfíbios. Rio de Janeiro. Apostila: curso de ciências biológicas. Biblioteca Nacional, no. registro 100.537, livro 144; folha 109, 09 de agosto de 1995. [Material em pdf e de livre acesso aos/às discentes. Será utilizado como literatura principal e distribuído pelo docente].
-
Kardong, K.V. 2016. Vertebrados - Anatomia Comparada Função e Evolução. 7th Ed. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan Ltda.
-
Pough, F.H.; Janis, C.M.; Heiser, J.B. 2008. A vida dos vertebrados. 4ª EDIÇÃO. Atheneu, São Paulo.
CRONOGRAMA
baixe aqui (atualizado em 22/08/2023)





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NOTÍCIAS
Abril 29, 2025

Atualização e adendos à aula de segunda-feira,
28/04/2025:
A discente Maria Eduarda contribiu com informação atualizada
sobre a alteração da dimensão máxima de
Dunkleosteus após estudo publicado por Engelman
(2023) -
Leia mais aqui... Muito obrigado Maria, mas gostava
mais dos 9 metros de comprimento...
Coracoide: Alguns de vocês externaram não
saber da existência deste elemento esquelético dentre os
tetrápodes. Nos mamífeors placentários e marsupiais este
elemento é reduzido e aparece com o nome processo coracóideo
junto à escápula. Porém, em outros tertrápodes, e mesmo nos
mamíferos monotrematodos, este elemento ósseo é mais
desenvolvido e tem participação importante na cintura
peitoral. Recomendo leitura complementar em Kardong (2016):
"Cintura peitoral, pág. 337 em diante.
Abril 25, 2025

AVISO IMPORTANTE: PROVA P1 - DATA ALTERADA
Devido ao feriado de 01 de maio, e no melhor espírito
acadêmico, a avaliação P1 será realizada excepcionalmente de
10 a 11 de maio de 2025, online, conforme acordado com as
turmas 10100 e 10200.
Março 31, 2025
AVISO IMPORTANTE: Cronograma alterado para ajustar feriado de Tiradentes, v01.
Março 31, 2025
AVISO IMPORTANTE: BOAS-VINDAS a todas e a todos os discentes de BIOC13, semestre 2025.1!
Será mais um semestre repleto de novos desafios e experiências para cada um de nós. Porém, acreditamos que com paciência, assiduidade e zê-lo com nossas atividades poderemos colher frutos muito positivos.
Sejam todas e todos muito bem-vindas e bem-vindos!
Março 31, 2025
Leitura - IMPORTANTE: Iremos substituir a leitura do livro "A história de quando éramos peixes" por três vídeos que compõem o livro. Estes vídeos estão disponíveis gratuitamente no YouTube (acesso em 11/03/2024), nos seguintes atalhos (endereços):
(1) "A história de quando éramos peixes":https://youtu.be/K-BUOgovCro;
(2) "A história de quando éramos répteis":
https://youtu.be/9l1tTeuq2EA;
(3) "A história de quando éramos macacos":
https://youtu.be/skcH12NrlZ8.
Devem ser assistidos e analisados por vocês para a Avaliação P2, na qual serão adicionados assuntos destes vídeos, mais especificamente sobre elementos de Zoologia e Evolução.
Março 31, 2025
IMPORTANTE: Todo o corpo discente de
BIOC13 deve estar cadastrado na comunidade RNP da respectiva
disciplina.
Solicite adesão neste endereço:
https://conferenciaweb.rnp.br/.
Caso não seja Federado na RNP (discentes da UFBA já devem sê-lo): (1) faça login com seu e-mail de preferência
(Minha conta
não é federada), Facebook ou Google;
(2) busque pela comunidade BIOC13 OU tente acessá-la
AQUI. (3) Solicite adesão fornecendo seu nome completo e número de
matrícula UFBA.
Março 31, 2025
AVISO 1: O método de avaliação de DIV3 se encontra disponível para consulta neste website. Ver em "avaliação".
AVISO 2: Organize seus estudos em DIV3: (i) Sumário dos Conteúdos por Livro Texto (Pough & Kardong) - P1 e P2. Leia mais... (ii) Como organizar meus estudos em DIV3?
AVISO 3: LEITURA OBRIGATÓRIA - Shubin, Neil. 2008. A história de quando eramos peixes. Ed. Campus, 191 pp.
Ver detalhes em 'Aulas', 'Tema 05'. A leitura objetiva (1) integrar diversos conhecimentos que compõem o estudo da Zoologia de maneira unificada; (2) atentar para características morfológicas, fisiológicas e genéticas importantes na transição dos vertebrados de ambientes aquáticos para ambientes terrestres. VER ACIMA SUBSTITUIÇÃO TEMPORÁRIA DA LEITURA POR VÍDEOS ASSOCIADOS.
ANO 2025 - Aviso Geral
AVISO 1: Aulas de minha autoria (Marcelo Felgueiras Napoli) disponibilizadas neste website NÃO devem ser consideradas como matéria lecionada por outros/as docentes da disciplina.