Universidade Federal da Bahia - Instituto de Biologia - Departamento de Zoologia
Disciplina BIO-116: Zoologia IV - Prof. Pedro Rocha, Prof. Marcelo Napoli

Zoologia IV: ementa e objetivos

DISCIPLINA: BIO-116 - ZOOLOGIA IV

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 06 horas

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 90 horas (30 h Teóricas + 60 h Práticas)

EMENTA: Estudo da evolução e da diversidade taxonômica e holomorfológica dos Chordata com ênfase nos Craniata.

OBJETIVOS PROGRAMÁTICOS:

1. Discutir a evolução dos Chordata levando em conta: (a) as propostas mais robustas de filogenia presentes na literatura; (b) os cenários evolutivos elaborados a partir dos dados paleoecológicos disponíveis.

2. Apresentar a diversidade taxonômica dos Chordata associando-a com a biologia dos principais grupos e enfatizando a fauna Neotropical.

3. Abordar comparativamente aspectos da diversidade holomorfológica dos Chordata associando-a com a biologia dos principais grupos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DETALHADO:

  1. Conceitos e métodos de abordagem do estudo da diversidade biológica. Reconstituição de filogenias e noções de biogeografia de vicariância.
  2. Apresentação do Filo Chordata e sua posição na filogenia dos Metazoa. Filogenia dos subfilos de Chordata e origem dos Craniata. Estudo prático de anfioxos e tunicados.
  3. Diversidade taxonômica e holomorfológica dos vertebrados sem maxilas e filogenia dos grupos basais de Craniata. Estudo da lampreia e comparações entre amocetes e anfioxo quanto a biologia e estrutura.
  4. Gnathostomata: Origem das maxilas e nadadeiras pares. Filogenia de Placodermi e Chondrichthyes. Biologia e diversidade de Chondrichthyes atuais. Identificação de cações e raias e análise de sua morfologia externa.
  5. Teleostomi: Acanthodii e Osteichthyes: Actinopterygii, Dipneusti e Crossopterygii. Irradiações dos Actinopterygii. Diversidade e biologia de Osteichthyes atuais. Estudo de peixes ósseos da fauna regional.
  6. A conquista do ambiente terrestre: tectônica de placas, paleoclimas e conquista do ambiente terrestres pelas plantas, invertebrados e vertebrados. Ecologia no Paleozóico e origem dos Tetrapoda e dos Amniota.
  7. Lissamphibia: diversidade taxonômica e holomorfológica. Biologia reprodutiva de Anura. Reconhecimento das principais famílias Neotropicais de Lissamphibia e estudo de desenvolvimento de girinos de Anura.
  8. Irradiação precoce dos Amniota: insetivoria e modificações do crânio. Estudo de crânios de Amniota atuais: adaptações ao hábito alimentar e reconhecimento das principais estruturas de importância filogenética.
  9. Chelonia: evolução, diversidade taxonômica e holomorfológica.
  10. Filogenia dos Diapsida:
  11. Archosauromorpha: Crocodylia; Evolução e paleoecologia dos principais grupos Mesozóicos e modelos explicativos sobre a crise de diversidade na passagem para o Cenozóico.
    Lepidosauromorpha: diversidade taxonômica e holomorfológica dos grupos atuais. Identificação de Squamata neotropicais.
  12. Modos de regulação térmica nos vertebrados e origem da endotermia. Análise comparativa da diversidade taxonômica e holomorfológica dos vertebrados endotérmicos (Aves e Mammalia).
  13. Origem do vôo nos vertebrados. Archaeopterys x Protoavis. Análise das adaptações ao vôo em Aves atuais.
  14. Evolução dos Theropsida (Synapsida) e origem dos Mammalia. Estudo de crânios de mamíferos neotropicais.
  15. Evolução do comportamento social nos Vertebrata.

 

 

 

Página Principal | ZooIV aula-a-aula | Links Interessantes