Universidade Federal da Bahia - Instituto de Biologia - Departamento de Zoologia
Disciplina BIO-116: Zoologia IV - Prof. Pedro Rocha, Prof. Marcelo Napoli

Zoologia IV: links interessantes

(última atualização em 16/jul/2002)

Nesta página você vai encontrar links interessantes relacionados ao tema da disciplina e às atividades desenvolvidas durante o semestre. Caso queira sugerir a inclusão de um novo link, mande um e-mail para a Disciplina.

 

Página Principal | Alunos | Cronograma

 

 

 

****** LINKS ******
Veja descrição dos links clicando nos temas da tabela.

EM CONSTRUÇÃO!

Táxons de Chordata

Passos importantes
na evolução dos
Chordata

Tópicos conceituais

Fontes de Busca
de informação
bibliográfica

Outros (variados)

Tree of Life (geral) Origem de Craniata Filogenética (portugês) ISI (EUA) CAPES-Pós-Grad.
Phylogeny of life (geral) Vertebrate phylogeny page Filogenética (inglês) Periódicos CAPES Qualibio
Chondrichthyes   Filogenética (espanhol) UnCoverWeb Tree of Life
Dinosauria   Classificação e sistemática PubMed Museum Paleontology
"Reptilia"     LibWeb (Berkeley) Tectônica de placas
Crocodylia     ZoolRec & Biosis(UK) Mamíferos africanos
Serpentes     Scirus Fauna de São Paulo
      CCN (Brasil)  
      Prossiga-CNPq  
      BINbr (Biodiversidade)  
     

BioMedNet

 
     

BaBiUFBA

 

 

 

Endereços de busca de informações:

Institute for Scientific Information (ISI): instrumento para busca de trabalhos científicos e avaliação de seu impacto. Só é acessado via servidores de Universidades (p.ex., UFBA), portanto não adianta tentar acesso a partir de servidores comerciais (p.ex., e-net, uol, etc.). Fazem parte do sistema de busca os periódicos considerados mais qualificados. Cada artigo vem acompanhado do abstract, da lista das referências por ele citados e da lista de artigos que o citaram. Um sonho!

Periódicos CAPES (CAPES): serviço recém-disponibilizado pela CAPES. Inclui várias bases de dados (Biological Abstracts também!) e vários periódicos com acesso ao texto completo dos artigos. NOVO!

UnCoverWeb (UCW): busca em mais de 18 mil periódicos (mais de 8.800.000 artigos desde 1988). Pode-se pedir cópia do artigo por fax (basta ter bastante $$$ no bolso...).

Scirus for Scientific Information (Scirus): Ferramenta de busca poderosa, inclui as bases de dados da Web, ScienceDirect, MEDLINE on BioMedNet, Beilstein on ChemWeb, Neuroscion and BioMed Central. 

National Library of Medicine (PubMed): embora o nome não pormeta muito para os zoólogos, trata-se de um banco de dados muito amplo, que inclui temas pertinentes ao nosso campo (p.ex., biologia molecular de grupos animais, animais e saúde, parasitologia, etc.).

BioMedNet (BioMedNet): mais um "MED" que não traz conteúdos apenas de medicina, mas muito de biologia. O Beagle Magazine é uma fonte interessante de novidades no campo das ciências biológicas. O Journal Collection traz muitas revistas (principalmente da área biomédica,mas outras incluindo botânica e evolução) cujos artigos estão disponíveis em texto integral. O link MedLine é também uma ótima ferramenta de busca para artigos que traz abstracts e links relacionados. Há ainda outros recursos nesta homepage.

Berkeley Digital Library (LibWeb): lista mundial de bibliotecas on-line, atualizada diariamente. Cuidado para não se perder! :o)

Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN): aqui você localiza com facilidade as bibliotecas brasileiras que possuem o volume do periódico que você está procurando (adeus às velhas micro-fichas...).

Base de dados bibliográficos da UFBA (BaBiUFBA): visite o site para saber o que existe nas bibliotecas da UFBA.

Zoological Record (ZR&Biosis): tudo que você sempre quis saber sobre fontes de informação em zoologia no mundo: periódicos, eventos, serviço de busca taxonômica...

Prossiga-CNPq (Prossiga): aqui você tem acesso a um bom levantamento das publicações de pesquisadores brasileiros. Caso se interesse em alguém em particular, procure dados sobre seu grupo de pesquisa no Diretório Grupos de Pesquisa CNPq. Este está meio desatualizado; a nova coleta de dados será em mar/2000.

Rede Brasileira de Informação em Biodiversida (BINbr): Quem é quem na biodiversidade do Brasil. Procure informações sobre quem pesquisa, ensina, etc., nossos biomas.

Avaliação CAPES (CAPES 98): se você está pensando em fazer pós-graduação em zoologia ou áreas afins, dê uma olhada na avaliação dos programas de pós do Brasil, realizada em 1998 pela CAPES.

Endereços em português relacionados à zoologia:

Vida: Diversidade e Unidade (Qualibio): página do IB-UFBA resultante do Projeto Qualibio. O material relacionado à biologia comparada e classificação e os exemplos regionais de animais interessam à nossa disciplina.

Projeto Biota (FAPESP): O Projeto Biota produziu um diagnóstico inédito de todos os grupos de organismos vivos conhecidos no Estado de São Paulo. O link ao lado refere-se a um dos bancos de dados produzidos pelo projeto, onde é apresentada uma organização hierarquizada dos táxons de seres vivos e, no detalhamento, pode-se obter informações sobre diversidade e preservação no estado de São Paulo. Veja também o link sobre classificação.

Endereços em inglês relacionados à zoologia:

Tree of life: Site coordenado pela Universidade doArizona, cujo objetivo é incluir informações sobre a biodiversidade do planeta (grupos, sua história, suas características). As informações sobre cada grupo são de autoria dos principais pesquisadores do mundo em cada área. Apresentação de propostas recentes de filogenia em todos os grupos com textos sintéticos e sensacionais. Não perca a sessão sobre os Chordata!

Phylogeny of Life (University of California, Berkeley): Mais um desses sites grandiosos sobre a filogenia dos grandes grupos de seres vivos. Não deixe de visitar a página de entrada para os metazoários e a página de entrada para vertebrados.

The Museum of Paleontology (University of California, Berkeley): O site do museu tem muitas possibilidades interessantes: não deixe de entrar no on-line exhibits of animals, plants,...

Vertebrate Phylogeny Page: entre aqui para uma filogenia detalhada dos Craniata e dados sobre cada grupo de vertebrados.

Alguns endereços por assunto abordado no curso:

Sistemática e classificação:
Jornada pela sistemática filogenética: site introdutório da University of California at Berkeley, onde a sistemática filogenética é apresentada no que diz respeito à metodologia, implicações e argumentos para sua utilização.

Como classificar os organismos: trata-se de um site introdutório sobre classificação e sistemática desenvolvido como subproduto do Projeto Biota-FAPESP. Traz links relacionados com o tema.

Sistemática filogenética: este site traz vários textos (em espanhol) versando sobre a sistemática filogenética. Traz ainda lista de termos relacionados à biologia comparada com definições.

Origem dos Craniata:
Modelos atuais para a origem evolutiva da cabeça dos vertebrados: um texto curto, em inglês, apresentando as bases da "Teoria da Modificação" (a cabeça teria se originado a partir de modificações de estruturas pré-existentes) e da "Teoria da nova cabeça" (a cabeça seria uma esrtutura totalmente nova presente apenas nos Craniata). (Biospheres: The University of Oregon Undergraduate Journal of Biology Research and Teaching, vol.III, n.1, 1995)

Tectônica de placas: O site do Paleomap Project possui animações bem interessantes sobre a movimentação dos continentes ao longo do fanerozóico, assunto que é tratado na disciplina principalmente nas aulas de conquista do ambiente terrestre, dinossauros e biogeografia de mamíferos. As animações, contudo, demoram bastante para carregar. Quem tem pressa pode ver a versão anterior da homepage, com imagens estáticas, porém belas (e precisas).

Chondrichthyes: Veja informações, imagens e vídeos sobre tubarões na página do Discovery e do Photovault.

Dinosauria: Aqui vão alguns (dos muitos) bons sites sobre dinossauros: Dino Russ's Lair, Dinosauria On-Line.

Répteis: Embora os répteis não existam (oops! não me refiro aos animais, mas ao táxon tradicional Reptilia...), o Banco de dados sobre Répteis da EMBL (que é mantido por pesquisadores confiáveis) tem muito a dizer sobre as espécies.

Serpentes: Veja a Biblioteca Virtual Vital Brazil NOVO

Crocodylia: Muitas informações e imagens de qualidade sobre jacarés e seus parentes podem ser obtidas no CROCODILIANS: Natural History & Conservation.

Mamíferos: O African Mammals Databank é um banco de dados sobre 281 espécies de mamíferos de médio e grande porte da Africa. Os dados são ótimos, mas não espere fotos dos animais.

 

Página Principal | Alunos | Cronograma